Olho de Sogra

Olho-de-sogra é o nome de um dos doces mais populares em festas de aniversário no Brasil.

como fazer olho de sobre e poque se chama assim

Sempre existiu uma curiosidade para se conhecer qual seria a origem do nome deste doce, tão comum em festinhas infantis.

Antigamente o doce olho de sogra era conhecido como olho de cobra. Dizem que a origem vem dos doces portugueses. Inicialmente era feito sem a ameixa por cima.

Diziam que a futura sogra tinha a tarefa de vigiar a filha ou seja os namorados ou noivos nunca podiam ficar sozinhos, daí vem o nome: aquela que vigia com grandes olhos de lince todos os movimentos dos pretendentes.

Dizem também que se originou por um erro na receita de beijinho, pois havia uma sogra que estava ensinando a nora a cozinhar a pedido do filho, então um dia na festa de aniversário do filho a sogra sempre de olho na nora, fez de propósito ela errar a receita, misturando ameixas ao doce de coco.

Esta percebendo a intenção da sogra colocou pedaços de ameixas por cima para enfeitar o doce. Quando perguntada sobre o novo doce, ela respondia: “Esse doce foi feito pelo olho de minha sogra”, daí uma possível origem do nome do doce.

Na realidade ninguém sabe direito como essa ideia de sogra não ser bem vista começou, mas segundo a mitologia grega até Afrodite, a deusa do amor, foi uma sogra, não muito querida, pois enciumada com o amor de Éros seu filho pela Psiqué ela não tirava os olhos dela, fazendo tudo para separar os dois.

Bem, mesmo com todas as histórias de maldades dessas sogras e de tantas outras, este docinho “Olho de Sogra” é demais de gostoso!

 

Receita 01

Ingredientes

200 g de coco ralado seco;
3 gemas de ovo;
1 colher de sobremesa de essência de baunilha;
1 colher de sopa de margarina sem sal;
1 lata de leite condensado;
400 g de ameixas pretas sem caroço
Açúcar cristal.

Modo de preparo

Misture o coco ralado, a gema, a essência de baunilha, a margarina, e o leite condensado. Leve ao fogo e continue mexendo até desgrudar da panela, então desligue o fogo e deixe descansar durante 30 minutos.

Faça docinhos no formato de croquetes e cubra com os pedaços de ameixa. Por fim, passe no açúcar cristal e disponha em forminhas de papel.

Ps: Se a porção ameixa a ser usada estiver dura (muito seca) pode-se fazer um pequeno pré-cozimento em água, para que fique mais macia.

Receita 02

PREPARO: 40 MIN. – RENDIMENTO: 50 PORÇÕES

INGREDIENTES

  • 200g de coco ralado
  • 1 gema
  • 1 colher sobremesa de essencia de baunilha
  • 1 colher sopa de margarina sem sal
  • 1 lata de leite condensado
  • 300g de ameixas pretas sem caroço
  • açúcar cristal a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Misture o coco ralado, a gema, a essência de baunilha, a margarina, e o leite de condensado
  2. Leve ao fogo e continue mexendo até desgrudar da panela
  3. Desligue o fogo
  4. Deixe descansar por 30 minutos
  5. Faça docinhos no formato de croquetes e cubra com os pedaços de ameixa
  6. Passe no açúcar cristal e disponha em forminhas de papel

 

Próximos Artigos no Receitas de Doces e Sobremesas para Vender: Conheça a Brasileira que faz Sucesso em Nova Yorque com Brigadeiros e depois visite as Receitas dos nossos melhores Docinhos que são tão maravilhosos, além do pudim de leite condensado, o cajuzinho, os mousses, os olhos de sogra todos conhecem o Brigadeiro, é a nossa mais famosa sobremesa.

 

4 thoughts on “Olho de Sogra

  1. […] no Brasil,  além do pudim de leite condensado, o cajuzinho, os mousses, os olhos de sogra todos conhecem o Brigadeiro, é a nossa mais famosa sobremesa, mas para os americanos que não […]

  2. […] que são tão maravilhosos, além do pudim de leite condensado, o cajuzinho, os mousses, os olhos de sogra todos conhecem o Brigadeiro, é a nossa mais famosa […]

  3. […] que são tão maravilhosos, além do pudim de leite condensado, o cajuzinho, os mousses, os olhos de sogra todos conhecem o Brigadeiro, é a nossa mais famosa […]

  4. […] de morango, como fazer trufas para vender na faculdade, como fazer pudim de leite condensado, como fazer olho de sogra, como fazer cajuzinho, como fazer […]

Comments are closed.